Em 2024, a sustentabilidade foi cabeça de cartaz

Em 2024, a sustentabilidade foi cabeça de cartaz

A Feira de Leiria, promovida pelo Município de Leiria, voltou a ser um grande sucesso em 2024. Este evento teve um grande impacto regional pois destacou-se não só pela variedade de atrações e atividades, mas também pelas iniciativas de sustentabilidade e sensibilização ambiental, em grande parte coordenadas pela Valorlis.

Recolha Seletiva e Gestão de Resíduos

A Valorlis estabeleceu uma série de medidas para garantir que a separação dos resíduos recicláveis produzidos ao longo do evento fosse feita corretamente. Foram instalados 15 ecopontos de grande capacidade e a sua recolha era realizada com frequência para evitar a acumulação.

Sensibilização Ambiental

Na zona de gastronomia, a Valorlis distribuiu, semanalmente, sacos amarelos às 16 associações presentes, acompanhados de informações sobre o uso correto dos mesmos. Foram realizadas ações de sensibilização e colocados ecopontos amarelos estrategicamente na praça da alimentação e na tenda de gastronomia, ambos associados a missões da App Recyclebingo e com prémios distribuídos ao longo do evento. Estes prémios tiveram uma forte adesão e participação por parte dos visitantes, sendo o contributo do Município de Leiria essencial para o sucesso desta iniciativa.

Resultados e Melhoria

Obtivemos resultados ótimos, com a Valorlis a recolher cerca de 12,43 toneladas de resíduos recicláveis, um aumento de 85% em relação a 2023. Apesar dos resultados positivos, foram identificadas áreas para melhoria, como a fiscalização dos óleos alimentares, o encaminhamento de resíduos orgânicos e a limpeza dos sanitários. A visibilidade dos contentores de reciclagem na praça da alimentação também precisa ser aprimorada para aumentar a separação de embalagens plásticas e latas.

O sucesso da Feira de Leiria em 2024 deve-se a vários fatores, incluindo o entretenimento, a gastronomia e as diversões. Mas também, às práticas de sustentabilidade adotadas e à coordenação entre a Valorlis e o Município de Leiria, que foram fundamentais, demonstrando um compromisso contínuo com o meio ambiente e a consciencialização pública.