A Feira de Leiria

A Feira de Leiria, tradicional Feira de Maio, em 2020, continua o esforço de requalificação a que ela tem sido sujeita, sobretudo desde 2019, ano em que o evento alcança um nível de qualidade bastante elevado. A realização desta Feira assenta numa gestão rigorosa e empenhada que, passa, nomeadamente, pela remodelação do seu layout (mais apelativo e organizado) e pela aposta numa programação diversificada (adequada a públicos de todas as idades, especialmente dos mais jovens).

Estes incrementos trouxeram benefícios significativos em termos de afluência de público, de divulgação e, sobretudo, de projeção da imagem do Município de Leiria, quer a nível regional, quer a nível nacional.

Na edição de 2018 reforçou-se a aposta numa receita de sucesso. Além das já tradicionais diversões, atividades económicas, espaço associativo e Leiria Festival, deu-se destaque a uma Praça de Gastronomia completamente renovada, com uma decoração arrojada. A transmissão em direto do programa televisivo “Somos Portugal” da TVI voltou a fazer parte do programa de animação e promoção do evento, numa estratégia de divulgar o que de melhor se faz no concelho de Leiria, a nível cultural e gastronómico, e também de comunicar, em termos nacionais, a nossa Feira com o objetivo de atrair mais visitantes.

O certame ocupa uma área de 38.500 m2, com a presença mais de 230 expositores, tendo a procura de espaços sido largamente superior à disponível. O envolvimento de coletividades, associações e Juntas de Freguesia continua a ser um propósito de um certame que oferece condições especiais às mesmas nomeadamente na interação com um público diversificado, dando a conhecer as suas potencialidades.

Os resultados alcançados ilustram o compromisso contínuo da organização com a implementação do sistema de gestão da qualidade que manteve como base a co-responsabilização e envolvimento ativo de todos: organização e participantes.

Destacamos, ainda, a abrangência e a mobilização conseguida pelo evento, que superou, uma vez mais, todas as expectativas.

A evolução da Feira de Leiria é uma história de sucesso, e em 2020 queremos que continue a ser uma referência a nível local e regional. Reitera-se a melhoria significativa das condições de segurança do certame, não só para os visitantes como para os feirantes/expositores garantindo, desta forma, a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, e por outro, a acessibilidade aos meios de socorro em situações de emergência.

A Feira de Leiria é um evento virado para o futuro, no qual as preocupações ambientais têm um lugar central. Além da Feira de Leiria possuir a certificação de EcoEvento, pela adoção de medidas ambientais adequadas, todos os anos novas medidas são adotadas, nomeadamente a estreia de copos reutilizáveis em todo o recinto.

Feira de Leiria - 1 a 31 de Maio de 2020.
Esperamos por si, pela sua família e pelos seus amigos.

Uma Feira que remonta ao tempo dos Reis

A história da Feira de Leiria faz parte do património material e imaterial de todos aqueles que contribuíram para tornar esta iniciativa no maior evento do concelho.

A carta de foral concedida por D. Afonso Henriques é o berço daquela que é a Feira de Leiria e data de 1142. Contudo, Leiria só recebe a carta de feira anual em 1295, já no reinado de D. Dinis.

Com a inauguração do Caminho de Ferro, em 1928, as feiras de Leiria conquistaram uma maior atratividade, dimensão e importância.

A Praça Rodrigues Lobo, o Largo 5 de Outubro e a Rua de Santana, no Bairro dos Anjos, foram alguns dos locais que chegaram a ser habitados pelas feiras e mercados, ponto de encontro da população.

Primeiro, com a mudança para o Parque Tenente Coronel Jaime Tomaz da Fonseca e para os terrenos adjacentes – do outro lado do Rio Lis – onde se encontravam o circo e outros divertimentos, e, depois, com a passagem para os terrenos anexos ao Estádio Municipal de Leiria.

Até 1964 teve lugar em março, sendo a partir daí realizada em maio, de forma a evitar a habitual presença da chuva.

Com maior ou menor pluviosidade, a tradicional Feira de Leiria soube adequar-se ao longo dos séculos às exigências de um público crescente.

Localização

Recinto

Estacionamento

Estacionamento BUS

Patrocinadores

Veja aqui a versão completa
PATROCINADORES OFICIAIS:
PARCEIRO TECNOLÓGICO:
CAFÉ OFICIAL:
CARRO OFICIAL:
PARCEIRO: